terça-feira, 6 de novembro de 2007

Amor sacro e amor profano


Amor sacro e amor profano, pintura de Tiziano Vecellio (pintor renascentista nascido em Pieve di Cadore/Itália por volta de 1490), é também conhecida como Vênus e a donzela. A tela retrata duas mulheres e uma criança situados ao redor de uma fonte de pedra.

O quadro se utiliza de um tema alegórico e mostra uma atmosfera repousada em que natureza e mito se fundem harmoniosamente. As duas figuras de mulher personificam o sentido mítico e arcano da imagem, mas na aparente harmonia, há um jogo de contrastes. Podemos observar que uma das mulheres usa um vestido de cor clara, enquanto a outra está nua e envolta em um manto vermelho. A paisagem de fundo ao lado esquerdo destona da paisagem ao lado direito. A vegetação é composta por cores escuras, enquanto o céu é claro e alaranjado pelo crepúsculo.

É possível detectar o recurso da “paisagem moralista”, que consiste em dividir a paisagem de fundo em duas metades de caráter simbolicamente contrastado. Á esquerda temos uma cidade fortificada e dois coelhos (símbolos de amor animal e fertilidade). Á direita, encontramos uma cena mais rústica e menos luxuosa, mas mais luminosa, com um rebanho de ovelhas e a torre de uma igreja.

As mulheres, de beleza renascentista, tem características similares, havendo-se pensado em algumas ocasiões que tratavam-se da mesma pessoa. Uma donzela vestida luxuosamente, sentada junto de um cupido e sendo observada pela outra que está despida. A figura vestida segura em suas mãos uma vasilha cheia de ouro, que simboliza a efêmera felicidade da terra, e a despida sustenta uma lamparina com a chama acesa (presença de Deus) que simboliza a felicidade eterna do céu. O fato de estar despida representa o desapego às coisas materiais. Trata-se de uma cena alegórica influenciada pela concepção neoplatônica renascentista, típica de Marsílio Ficino, segundo qual a beleza terrena é um reflexo da beleza celestial.

Panofsky, em seu livro Estudios sobre iconología (Editora Alianza, Madrid - 1979) faz a seguinte afirmação sobre a obra:


“Suas figuras não representam um contraste entre o bem e o mal sendo que simbolizam um princípio em dois modos de existência e dois graus de perfeição. A nobre despida não deprecia a caricatura mundana, cuja posição promove a comparação. Pois com um olhar generosamente persuasivo parece estar comunicando os segredos de uma região mais elevada.”

A última frase da afirmação de Panofsky nos permite relacionar a pintura ao trecho de Enéadas I, 6 (Plotino) que diz:


“Fujamos, pois, à cara pátria. Mas como partir, como preparar esta fuga? Não certamente com os nossos pés, porque eles sempre nos levam de um lugar para outro da Terra. Nem é preciso aparelhar carruagens ou navios, mas abandonar todas essas coisas, e não lhes dirigir os nossos olhares, fechar os olhos corporais e despertar outros, que todos possuem mas que poucos usam.”

O trecho remete à um conceito de estética que não baseia-se na visão material das coisas e sim em uma beleza de nível espiritual, que não é facilmente vista, pois não são os olhos “corporais” que podem detectá-la, mas sim uma percepção interna que temos de desenvolver.

Analisando o seguinte trecho da Opera aliquot de Celio Calcagnini, podemos ter uma noção mais ampla da linguagem utilizada na pintura de Tiziano.


“Pensas que os mistérios deixam de ser mistérios quando são divulgados? Eu penso o contrário. Pensas acaso que os tesouros devam permanecer ocultos? Esta é a opinião dos avarentos. De que serve uma música escondida? Os mistérios permanecem sempre mistérios, desde que não sejam comunicados a ouvidos profanos. [...] Porque é como diz Hesíodo: a palavra é o maior tesouro do homem. Mas um homem prudente deve sempre alternar a palavra e o silêncio.”

Ao propor a mensagem de sua obra, através dos símbolos escolhidos, de forma que não os deixá-se explícitos, Tiziano comunicava a verdadeira beleza da obra somente a aqueles que estariam aptos a serem receptores de sua mensagem.

A linguagem dos símbolos representa a oposição ao materialismo. Podemos considerar que ao utiliza-los, estamos “abrindo mão de todas essas coisas” de concretude e alcançando uma percepção capaz detectar a essência da obra.


“Como diz Dioniso, o raio divino não pode chegar até nós se não for envolto em véus de poesia.”
(Egidio da Viterbo)

Porto Alegre, 27 de abril de 2007.
DB

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